PROCURAR
FALE CONOSCO
47 3456-2085

DORMIR POUCAS HORAS CONTRIBUI PARA AUMENTAR O PESO

Estudo publicado nos “Proceedings of the National Academy of Sciences”

Os indivíduos que dormem poucas horas tendem a comer mais e consequentemente a aumentar de peso, sugere um estudo publicado nos “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Estudos anteriores já tinham demonstrado que havia uma associação entre uma duração de sono insuficiente e a obesidade. Contudo, havia pouca informação acerca da forma como as noites repetidas de sono insuficiente afetavam o equilíbrio energético.

Neste estudo, os investigadores da University of Colorado, nos EUA, convidaram 16 jovens adultos, magros e saudáveis a viver numa “suite de sono” ao longo de duas semanas. Esta “suite,” que oferecia um ambiente calmo e tranquilo, também permitia que os investigadores controlassem alguns parâmeros nomeadamente a luz, medição de oxigénio inspirado e dióxido de carbono expirado pelos participantes, permitindo-lhes determinar a quantidade de energia utilizada.

Nos primeiros três dias todos os participantes tiveram a oportunidade de dormir nove horas por noite, tendo à sua disposição alimentos necessários para a manutenção do seu peso. Os participantes foram depois divididos em dois grupos: o primeiro só podia dormir cinco horas por noite e outro continuou a dormir as nove horas. Nesta fase, todos os participantes tiveram acesso a refeições maiores e a refeições ligeiras que incluíam iogurtes, batatas fritas e gelados, durante todo o dia. Posteriormente os grupos foram trocados.

O estudo apurou que os participantes que apenas tinham dormido cinco horas por noite, queimavam, em média, mais 5% das calorias comparativamente com aqueles que dormiam nove horas, mas consumiam mais 6% de calorias. Os participantes que dormiram menos horas também ingeriram refeições mais pequenas, mas comiam mais entre as refeições. A quantidade de calorias consumida nas refeições ligeiras durante a noite era maior do que as calorias presentes numa só refeição.

Os investigadores verificaram que dormir menos horas conduzia a um aumento de cerca de 0,8 kg e causava alterações no relógio biológico.

De acordo com os investigadores, estes resultados vão de encontro à crescente evidência de que comer em demasia à noite pode conduzir ao aumento de peso. Quando as pessoas não dormem suficientemente ingerem alimentos durante a noite, uma altura em que o seu organismo não está preparado para assimilar os alimentos.

Na opinião do líder do estudo, Kenneth Wright, dormir mais não conduz à perda de peso, mas pode ajudar. “A incorporação de horas adequadas de sono nos programas de perda e manutenção de peso pode ajudar as pessoas a manter um peso saudável”, conclui o investigador.

VEJA MAIS

UNIDADE CENTRAL

Rua Paraná, 308 - Centro
Barra Velha - SC - CEP 88390-000
Fone/fax 47 3456-2085
Celular: 47 99726-3122
CRF 7049
E-mail: labbarralab@hotmail.com
suportebarralab@hotmail.com
ana@barralab.com.br

UNIDADE 2 - MED CLÍNICA

Avenida Emanoel Pinto, 925 - Centro
Picarras - SC - CEP 88380-000
Fone 47 3345-3712 - 3345-1553
Celular: 47 98432-4773
E-mail: laboratoriomedclinica@hotmail.com

Acesse o site da MED Clínica

MED Clínica - Balneário Piçarras

UNIDADE 3 - BAIRRO SÃO CRISTOVÃO

Rua Waldemar Francisco, 487
Barra Velha - SC - CEP 88390-000
Fone 47 3456-2445
47 98432 4906
E-mail: labsaocristovao@outlook.com

URGÊNCIAS47 9 9726-3122

ACOMPANHE O BARRALAB NO FACEBOOK     

Responsável Técnico: Paulo Cesar Casagrande
Laboratório de Análises Clínicas Casagrande Ltda